Para realizar esse cadastro de modelo de etiqueta, segue abaixo o caminho de acesso a tela:
WMS > Cadastros > Cadastro de modelo de etiqueta
Para realizar esse cadastro de modelo de etiqueta, segue abaixo o caminho de acesso a tela:
WMS > Cadastros > Cadastro de modelo de etiqueta
Figura: Caminho e tela de cadastro de modelo de etiqueta do B1PlusLog©
Segue abaixo breve descritivo de cada campo de parametrização dessa tela:
Código: Campo para o usuário definir o código do cadastro do modelo de etiqueta. Esse código pode ser numérico ou conter letras e servirá apenas para registro do cadastro no SAP.
Nome: Campo para descrição do nome do cadastro do modelo de etiqueta, esse campo tem 100 caracteres.
Tamanho: Campo numérico inteiro para o usuário definir a quantidade de caracteres da etiqueta que será lida por esse modelo.
Exemplo de Tamanho: Se a etiqueta a ser lida tiver o código de barras '546789', esse campo deve ser preenchido com o número 6, que corresponde ao tamanho do código de barras da etiqueta do produto. Ou seja, tamanho será definido de acordo com o padrão de tamanho estabelecido na empresa.
Tipo: Campo para classificar o tipo de modelo de etiqueta, sendo possível o usuário selecionar entre Documento, Item e Volume. Os modelos de etiqueta configurados com o tipo:
Documento: são usadas no processo de expedição do tipo carregamento.
Item: são usadas nos campos de leitura de código de barra do Portal WMS.
Volume: são usados nos campos de leitura de volume do Portal.
Código de barras - TESTE: Campo para validar a leitura do código de barras da etiqueta, após o cadastro do modelo de etiqueta ter sido realizado no SAP. Para usar essa funcionalidade, basta o usuário bipar ou passar o código de barras a ser validado nesse campo e, em seguida, clicar no botão 'Testar modelo' na tela. A leitura será realizada e os dados serão replicados nos campos correspondentes do modelo conforme a leitura realizada.
Exemplo 1: Nas imagens abaixo foi utilizado o tamanho da etiqueta de 9 caracteres, e ao clicar no botão 'Testar modelo' podemos observar que foi preenchido o campo 'Código do item' com o valor '123456789'.
Figuras: Cadastro de modelo de etiquetas e Código de barras - TESTE
Atenção: Se o código de barras usado para teste tiver um tamanho diferente do configurado no campo 'Tamanho', o B1PlusLog© irá retornar uma mensagem de advertência para o usuário.
Figura: Mensagem de advertência de uso referente uso da funcionalidade do 'Código de barras - TESTE'
Instrução SQL: Campo para o usuário cadastrar o código de consulta que será usado para processar a leitura da etiqueta. A principal funcionalidade da instrução é converter a leitura da etiqueta, em dados efetivos para os processos no addon. Para a leitura utiliza o token '{0}' dentro da consulta, assim retornando os dados necessários conforme cada processo.
As consultas deverão retornar as colunas necessárias para mapear nos campos abaixo.
Exemplo 1 (SQL): Retornar apenas o código do item. Utilizado como exemplo etiqueta com tamanho 9, e seu retorno sendo o próprio código item definido como “Item”. No campo código do item (maiores informações no próximo tópico), definido o mesmo nome do retorno (“Item”) da instrução SQL.
INSTRUÇÃO para cópia: select ‘{0}’ as "Item"
Figura: Exemplo de etiqueta que retorna o código do item e a consulta na instrução SQL.
Exemplo 2 (SQL): Retornar código do Item e quantidade. Utilizado como exemplo etiqueta com tamanho 8. Neste caso utilizando a função ‘SUBSTRING’, para definir a posição do item e a posição da quantidade.
Posição de 1 a 5 = Item
Posição de 6 a 8 = QTD
INSTRUÇÃO para cópia:
select SUBSTRING('{0}',1,5) as "Item",
SUBSTRING('{0}',6,3) as "QTD"
Figura: Exemplo de etiqueta que retorna o código do item e quantidade.
Exemplo 1(HANA) - Retornar código do Item e quantidade em ambiente HANA. Utilizado como exemplo etiqueta com tamanho 8. Neste caso utilizando a função ‘SUBSTRING’, para definir a posição do item e a posição da quantidade.
Posição de 1 a 5 = Item
Posição de 6 a 8 = QTD
Figura: Exemplo em HANA de etiqueta que retorna o código do item e quantidade.
INSTRUÇÃO para cópia:
SELECT SUBSTRING('{0}',1,5) AS ITEM
,SUBSTRING('{0}',6,3) AS "QTD"
FROM DUMMY
Campos de Retorno da Instrução SQL:
Os parâmetros descritos abaixo são campos que não precisam ser configurados em todos os modelos, serão configurados somente se necessário. Servem para replicar o dado da leitura da etiqueta de forma separada nos respectivos campos do Portal WMS. Para configurar esses campos, eles precisam serem mapeados na Instrução SQL do modelo da etiqueta e o usuário informar o nome usado para o campo nesse mapeamento, segue descritivo dos campos:
ID: Esse campo será utilizado quando a etiqueta utilizada no processo é identificação única, com essa funcionalidade configurada a etiqueta poderá ser bipada somente uma única vez em cada processo do WMS (separação, conferência e etc.). Mas para que isso aconteça o ID precisa ser mapeado na leitura do código de barra;
Código do Item: Esse campo deverá ser preenchido quando é necessário que na leitura da etiqueta seja processado os dados do código do Item.
Exemplo: existe o processo de separação de item que ao bipar o código de barra da etiqueta no Portal WMS, com esse parâmetro configurado ele preenche o campo Item automaticamente confirmando assim o item selecionado no processo, segue print:
Código de barras: PA0010001LOTEC
Item: PA001
Qtde: 0001
Lote: LOTEC
Figura: Exemplo de preenchimento automático dos campos Item, Quantidade e Lote ao bipar o cod. Barras no portal WMS.
Depósito: Esse campo pode ser usado para configuração de modelo de etiqueta que será usado para leitura de etiqueta no processo de desmontagem de etiqueta em que usuário gostaria de passar no código de barra a informação do depósito para que ela fique registrada em tabela desse processo. Nos demais processo do WMS essa informação não é utilizada;
Lote: Esse campo deverá ser preenchido quando é necessário que na leitura da etiqueta seja replicado os dados do lote ou da série do item
Atenção: Mesmo se o item for controlado por série a configuração no cadastro de modelo de etiqueta deve ser feita nesse campo quando precisa ser desmembrado no código de barra do item a informação da série no Portal WMS.
UM etiqueta: Esse campo deverá ser preenchido quando é necessário que na leitura da etiqueta seja processado a UM do item.
Exemplo: quando for configurado no modelo de etiqueta, ao bipar o código de barra do item no Portal WMS esse dado é preenchido em campo que fica dentro do campo Qtde, segue print:
Figura: Exemplo de preenchimento automático do campo UM no portal WMS.
Qtde. etiqueta: Esse campo deverá ser preenchido quando é necessário que na leitura do código de barra da etiqueta seja processado a quantidade do item. Para o processo de desmontagem de etiqueta com esse campo sendo parametrizado é possível bipar o código de barra e com isso habilitar a coluna quantidade na tela de desmontagem de etiqueta para o usuário informar a quantidade que deve ser impressa em cada nova etiqueta que será gerada;
Inf. Adicional 1: Esse campo é parametrizado para replicar o código de barra da etiqueta do tipo Volume e pode ser utilizado também para o processo de recebimento conferência. Se o campo for parametrizado para ser utilizado no processo de recebimento conferência, ao bipar o código de barra do item no Portal WMS os dados serão preenchidos na tela abaixo no SAP no campo Info. Ad. 1:
Figura: Destaque dos campos 'Tipo de embalagem', 'info. ad. 1' e 'info. ad. 2' na tela 'Divergência de recebimento - WMS'.
Inf. Adicional 2: O campo é utilizado no processo de recebimento e conferência. Ao mapear este campo e realizar a leitura no Portal WMS, a "Informação Adicional 2" será exibida na tela de divergência de recebimento do WMS.
Tipo de embalagem: O campo é utilizado no processo de recebimento e conferência. Ao mapear este campo e realizar a leitura no Portal WMS, o "Tipo de Embalagem" será exibida na tela de divergência de recebimento do WMS.
Data fabricação: Este campo deverá ser parametrizado se o usuário desejar configurar, para os processos de contagem de estoque e recebimento e conferência, que a leitura do código de barras da etiqueta processe a informação da data de fabricação do lote/série.
Data vencimento: Este campo deverá ser parametrizado se o usuário desejar configurar, para os processos de contagem de estoque e recebimento e conferência, que a leitura do código de barras da etiqueta processe a informação da data de vencimento do lote/série.
Processos WMS:
Os parâmetros descritos abaixo são para selecionar em qual processo do WMS este modelo de etiqueta será usado. Em alguns casos, também definem a ação que será realizada quando o usuário ler a etiqueta durante o processo. Segue:
Parâmetros relacionados aos processos de entrada
Alocação – Quando selecionado, o modelo de etiqueta será utilizado no processo de alocação no Portal WMS.
Recebimento/Conferência – Quando selecionado, o modelo de etiqueta será utilizado no processo de recebimento e conferência de item do Portal WMS.
Parâmetros relacionados aos processos de saída
Pré-separação - Quando selecionado, o modelo de etiqueta será utilizado no processo de pré-separação do Portal WMS;
Separação - Quando selecionado, o modelo de etiqueta será utilizado no processo de separação do Portal WMS;
Check-out - Quando selecionado, o modelo de etiqueta será utilizado no processo de Check-out do add-on B1PlusLog©;
Consolidação de Separ. - Quando selecionado, o modelo de etiqueta será utilizado no processo de consolidação de separação do Portal WMS;
Conferência/Embalagem - Quando selecionado, o modelo de etiqueta será utilizado no processo de conferência e embalagem do Portal WMS;
Fecha volume automaticamente – Essa funcionalidade só será aplicada aos modelos de etiqueta cadastrados que tenham o flag de conferência/embalagem selecionado. A função é útil quando o cliente utiliza a abertura de volume no processo de conferência de itens no Portal WMS. Com esse parâmetro marcado, quando a etiqueta do item é lida, o volume aberto é fechado automaticamente.
Auditoria de volume - Quando selecionado, o modelo de etiqueta será utilizado no processo de auditoria de volume do Portal WMS;
Expedição - Quando selecionado, o modelo de etiqueta será utilizado no processo de expedição do Portal WMS.
Parâmetros relacionados aos processos de manutenção
Reposição de picking - Quando selecionado, o modelo de etiqueta será utilizado no processo de reposição de picking do Portal WMS;
Transferência de estoque - Quando selecionado, o modelo de etiqueta será utilizado no processo de transferência de estoque do Portal WMS.
Contagem de estoque - Quando selecionado, o modelo de etiqueta será utilizado no processo de contagem de estoque do Portal WMS.
Sugerir quantidade na contagem – Essa funcionalidade só será aplicada aos modelos de etiqueta cadastrados que tenham o flag de contagem de estoque selecionado. Com essa seleção, o campo "Quantidade" na contagem de estoque será habilitado, permitindo que o usuário preencha manualmente a quantidade do item ao ler o código de barras da etiqueta.
Desmontagem - Quando selecionado, o modelo de etiqueta será utilizado no processo de desmontagem de etiqueta do Portal WMS e também do add-on B1PlusLog©.
Parâmetros relacionados aos processos de produção
Apontamento de matéria-prima - Quando selecionado, o modelo de etiqueta será utilizado no processo de apontamentos de matéria-prima do Portal WMS;
Entrada de produto acabado - Quando selecionado, o modelo de etiqueta será utilizado no processo de entrada de produto acabado de item do Portal WMS;
Entrada de produto semi-acabado - Quando selecionado, o modelo de etiqueta será utilizado no processo de entrada de produto semi-acabado de item do Portal WMS.
Figura: Destaque dos processos que serão utilizados no WMS neste modelo de etiqueta